em branco

memórias de um jovem rockeiro - epílogo - the union village band

crônica publicada originalmente em http://paulodauria.zip.net em 21/01/2007

Ontem (20/01/07) fui a um show do Lô Borges no Sesc Pompéia, as tietes usavam camisetas com os dizeres “Nós somos clubeiros.”
Fiquei pensando nessa reunião de talentos: Lô e Márcio Borges, Beto Guedes, Milton Nascimento, Fernando Brant, Wagner Tiso, Toninho Horta...
“Vento solar e estrelas do mar, A terra azul da cor do seu vestido. Vento solar e estrelas do mar, Você ainda quer morar comigo?” Pense, caro leitor, em uma lista pessoal com as dez mais belas canções brasileiras. Pensou? Uma não é do Clube da Esquina?

Os mineiros do Clube da Esquina são mágicos e foram um sopro de renovação na música brasileira. Assim como foram os baianos do Tropicalismo, os cariocas da Bossa Nova, os paulistas e paranaenses do Lira Paulistana, os pernambucanos do Mangue Beat.

É que o brasileiro não nasce, estréia. Brasileiro é artista mesmo. Do pagode ao rock de garagem, qual brasileiro não formou nas esquinas de sua juventude o seu próprio Clube da Esquina?

Eu tive o meu. Nas esquinas da Vila União, Freguesia do Ó, encontramo-nos eu, João, André, Davi e Izal. Todos mais ou menos poetas, todos mais ou menos músicos. Trocando idéias e namoradas; tocando violão na pracinha e sonhando com o futuro, “O sol daqui é a lua, A nossa escola é um bar, Abriram a porta do hospício, A cadeia virou motel... Psicotropólis, Psicotropólis, Aqui você vai pirar!”
"Psicotrópolis" foi nosso primeiro hit. Ia rolar um festival no Senac onde o João estudava, queríamos arrebentar, a idéia era fazer uma música meio Arrigo Barnabé (com minha irmã nos backing vocals), quebramos a cabeça, saiu Psicotrópolis, uma criação coletiva.

Depois, não me lembro mais os motivos, João e Izal, os mais "músicos mesmo" da turma, acabaram indo tocar Psicotrópolis sozinhos no festival.
A música ganhou versão acústica improvisada, virou um blues... e faturou o festival!

Mais tarde, cada um tomou seu rumo e o Brasil perdeu o The Union Village Band cedo demais.
João e Izal permaneceram na música. Formaram o "Leito de Pedra", que concorreu - e venceu - em vários festivais escolares.
Foram os "Beatles" da Freguesia, os "Rolling Stones" eram uma banda chamada "Óculos Escuros" que já tinha tocado no famoso "Café Piu-Piu", no Bexiga.


Atenção, esta crônica é baseada em fatos reais. Nomes, datas e locais podem ter sido alterados devido à avançada senilidade do autor.

Nenhum comentário: