em branco

O primeiro lugar

Fim de ano...E entre a papagaiada comercial do natal...Existem pessoas que desejam ganhar algo mais importante que um presente comprado. Elas querem o primeiro lugar! "O importante é competir!" Está bem, todos conhecem a frase...Mas tambem, todos sabemos que a verdade é bem diferente! Ninguem se mata...Faz bolhas nos pés, apenas para competir, por mais consciente que seja de suas limitações, o cara sonha em ter todas as atenções voltadas para si! "O primeiro lugar!" Infelizmente,o ser humano é um bruto mesmo, e vai sempre invejar o talento alheio, mesmo que tenha muitas coisas boas para si.
O ególatra existe, mesmo que adormecido, no cantinho mais escuro do coração modesto. E quanto sangue, quanta discórdia não rolará, enquanto esse sentimento existir? De que adianta, se falar em justiça social, se queremos "ser mais" que o outro? Mesmo que quase inconscientemente, através de sutis rasteiras?
Na época em que a São Silvestre era exibida à noite, eu a assistia, acompanhado de familiares, como um ritual. Mas hoje, com toda a claridade...Admito que já não posso mais ver. Aqueles corpos exaustos, com faces resfolegadas...Atrás de simplesmente, uma saudável competição? O desespero daquele que chega perto do almejado "primeiro lugar," só me faz pensar em algo...Quando pararemos de ser adversários, e agirmos como uma equipe, não contra outros seres humanos, mas contra o pior que existe em nós mesmos?

Nenhum comentário: